terça-feira, 1 de maio de 2007

Cosplay

Cosplay = Costume (roupa/traje/fantasia) + Play (jogar/brincar/actuar).

Mais do que um passatempo, o Cosplay é já considerado uma forma de arte.

É o próprio Cosplayer que, além de seleccionar a personagem que vai “encarnar” (da BD, de filmes ou até de jogos) e de pesquisar acerca de tudo o que lhe diz respeito, providencia os materiais para a confecção das roupas, prepara os acessórios e monta a apresentação (caso haja oportunidade de isso vir a acontecer).

Hoje em dia, o Cosplay pratica-se em todo o mundo, especialmente em Encontros e Eventos de Anime (animação japonesa) e Manga (BD japonesa).

Há pouco consenso no que diz respeito à origem deste fenómeno. Uns, defendem que nasceu nos Estados Unidos por ocasião de um Encontro de fãs da série Star Wars. Outros, alegam que apareceu pela primeira vez na Comiket, uma grande Convenção realizada há anos no Japão.

Acima de tudo, o Cosplay é um fenómeno que permite a socialização entre pessoas com interesses e motivações comuns. Além disso, o processo, desde a sua génese, estimula a criatividade e aumenta o investimento pessoal em aspectos tão importantes como a expressão corporal e a comunicação em geral. Afinal, é satisfação e divertimento que todos procuramos... E o Cosplay é um bom princípio...

Fonte: Wikipédia